DESEMPENHO

Poços artesianos de alto desempenho

Na Edisonda +Aquor a base do sucesso é a transparência. Por esta razão nossos orçamentos contemplam todas as etapas construtivas nos mínimos detalhes. É fundamental que cada cliente entenda completamente o projeto que está comprando.

Com a Edisonda +Aquor você tem uma visão exata de todo o seu projeto. Confira abaixo, ponto a ponto, o que você precisa saber sobre poços:

three_poco_artesiano
agua_de_pedra2

O poço é uma alternativa de abastecimento desenvolvido há séculos, porém, atualmente novas tecnologias deram um salto na história para poços de alto desempenho. A união de tecnologia e conhecimento resulta em um novo estágio para a extração de águas subterrâneas.

aguas_sub
As águas subterrâneas retiradas através de poços artesianos de alto desempenho estão confinadas em aquíferos formados na evolução e desenvolvimento do Planeta Terra. Elas são fundamentais para o desenvolvimento humano. No Brasil, elas desempenham importante papel no abastecimento público e privado, suprindo as mais variadas necessidades de água em diversas cidades e comunidades, bem como em sistemas autônomos residenciais, indústrias, serviços, agricultura, pecuária e lazer.

LENÇOL FREÁTICO

Os lençóis freáticos são compostos pelo escoamento da água da chuva e diretamente afetados pela topografia que habita. Pode ser facilmente contaminado, além de correr o risco de secar em tempos de estiagem.

AQUÍFEROS

Aquífero é um reservatório subterrâneo de água, recarregável, caracterizado por camadas ou formações geológicas permeáveis, capazes de armazenar e transmitir água em quantidades que possam ser aproveitadas como fonte de abastecimento para diferentes usos.

Os aquíferos, devido à sua natureza, são menos vulneráveis à contaminação do que as águas superficiais.

PRINCIPAIS TIPOS DE AQUÍFEROS

No Estado de São Paulo, os aquíferos estão reunidos em dois grandes grupos: os Aquíferos Sedimentares e os Fraturados. As águas dos aquíferos do Estado de São Paulo têm, de forma geral, boa qualidade, atendendo aos padrões de Potabilidade sendo assim, adequadas ao consumo humano.

PEDRA_FRATURADA1
AQUÍFEROS
FRATURADOS
São aqueles em que a água percorre as fissuras existentes nas rochas cristalinas (granitos, gnaisses, basaltos e diabásios).
PEDRA_SEDIMENTAR1
AQUÍFEROS
SEDIMENTARES
Aquíferos em que a água é armazenada em rochas porosas, formadas de grãos de areia, de granulação variada (arenitos, diamictitos e conglomerados).

5_etapas3
3d_tubo

VISTORIA TÉCNICA

Antes de começar o projeto de um poço artesiano de alto desempenho a Edisonda +Aquor realiza uma vistoria técnica liderada por um geólogo habilitado. Com um diagnóstico detalhado é possível definir o melhor método a ser utilizado e todas as características técnicas construtivas do poço.
A construção de um poço artesiano está sujeita às condições geológicas do local da perfuração. Por isso, nenhuma empresa pode garantir a água na quantidade e qualidade desejada.

PERFURAÇÃO

A Edisonda +Aquor atende integralmente às normas técnicas brasileiras regulamentadoras na construção de poços artesianos: a NBR 12212 (Projeto de poço para captação de água subterrânea) e a NBR 12244 (Construção de poço para captação de água subterrânea).

Para garantir o sucesso do poço e que o projeto contemple os materiais indicados, a Edisonda +Aquor conta com a atuação de geólogos experientes, desde a elaboração do projeto, passando pela construção, teste de vazão e sua interpretação.

TESTE DE VAZÃO

O teste de vazão é a ferramenta essencial para definir o melhor rendimento do poço na relação aquífero, sistema de bombeamento e consumo de energia. Para garantir que o teste seja preciso, a Edisonda +Aquor executa o teste por no mínimo 24 horas ininterruptas e com acompanhamento de técnicos de campo experientes.

OUTORGAS

Concedidas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a Licença de Perfuração e a Outorga de Direito de Uso são os documentos necessários para utilizar a água de um poço artesiano. Para que estes documentos tenham efeito legal, devem ser elaborados por um geólogo habilitado no CREA.

MANUTENÇÃO

A Edisonda +Aquor realiza dois tipos de manutenção, a preventiva e a corretiva. A preventiva é aconselhável ser feita para que você tenha sempre o melhor desempenho do seu poço, prolongue sua vida útil e diminua os riscos de uma possível manutenção corretiva.

CHECKLIST LEGAL

ANTES DA OBRA

  • Solicitação de licença de perfuração prévia ao DAEE;
  • Empresa e geólogo credenciados ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia);

DEPOIS DA OBRA

  • Projeto completo e adequado do sistema de bombeamento;
  • Obtenção de outorga para uso da água após o término da construção e instalação do poço;

NORMAS DA ABNT

  • NBR 12212 – Projeto de poço para captação de água subterrânea
  • NBR 12244 – Construção de poço para captação de água subterrânea
  • NBR 12244 – Teste de vazão com bomba submersa, mínimo de 24 horas
SOCIAL
REGULAMENTAÇÃO
crea
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

MAPA
ENDEREÇO

Rua Dr. Eduardo Edarge Badaró, 1134
Bairro Jardim Eulina
Campinas - São Paulo - Brasil
CEP: 13063-140

CONTATO
(19) 3242-5999
contato@edisonda.com.br

ESCRITÓRIO DE PUBLICIDADE
Pangea_Horizontal_Negativo